quinta-feira, 12 de junho de 2008

GALERIA VIRTUAL


A galeria virtual tem como meta reunir obras artísticas em formato digital, que promovam o diálogo entre a cultura Grega e Brasileira. Estão presentes diversos artistas
da cultura clássica, seja como forma de crítica e posicionamento frente ao passado.
Este diálogo não se restringe apenas ao passado, mas manifesta-se também na arte contemporânea.
Criado por Igor Baschenis, fotógrafo e designer, o e-Galeria reúne artistas dos mais diversos segmentos e usa a net para divulgá-los. Trata-se de um portal com várias galerias virtuais, divididas em categorias. Além da própria web, o e-Galeria conta com divulgação através da assessoria de imprensa, mídia impressa e digital. Já estão no e-Galeria nomes como Ana Moraes, com esculturas; Daniella Rosário, fotografia; Cláudia Cucchi, jóias; Reinaldo Lourenço, moda; Gláuco Diogenes, com ilustração; entre outros."A proposta é reunir artistas dos mais diversos segmentos e usar a rede mundial para divulgar seus trabalhos", disse Igor Baschenis. Com o e-Galeria, cada artista também tem direito a um endereço independente na Internet e pode disparar e-mails anunciando eventos, nova coleção e outras novidades. Quem visita a página do artista na web também pode se cadastrar para receber notícias diretamente do artista e conhecer o currículo do profissional.Periodicamente, o e-Galeria divulga na mídia exposições, novos trabalhos dos artistas e outras novidades, sempre com o objetivo de aumentar a visitação da galeria na web.


quarta-feira, 4 de junho de 2008

segunda-feira, 2 de junho de 2008

“A ERA DIGITAL NA ARTE E A ARTE NA ERA DIGITAL”


“A ERA DIGITAL NA ARTE E A ARTE NA ERA DIGITAL”

Na arte digital a mensagem é processada numericamente, alcançando um grau superior de precisão. É inegável que a arte digital já faça parte do cenário contemporâneo.
Vivemos rodeados por novas tecnologias, e seria insensato demais desprezar este tipo de arte.
O desenvolvimento da arte digital tem relação direta com a industrialização, com a criação da linguagem de máquina e a linguagem artificial, tão freqüente na semiologia gráfica.
As novas mídias devem ser exploradas no sentido de contribuir para a produção artística.
A própria evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época.
Na arte digital a grandeza física é representada por um número, em termos estatísticos probabilísticos que não excluem o recurso acaso.
A evolução tecnológica impõe-se e transforma o comportamento individual e social. As tecnologias da comunicação evoluem sem cessar e com muita rapidez.
O problema da Educação Artística está inserido no grande problema que é a Educação.
A arte passou a ter um espaço definido no currículo escolar, reconhecendo-se a sua importância no desenvolvimento e na formação artística, estética e crítica dos alunos.
A imagem quase substituiu a palavra como meio de comunicação. Com a chegada da fotografia digital e conseqüentemente dos programas de edição de imagem, ficou muito mais fácil trabalhar uma imagem.
Tentar definir o que é um site de Web Arte acaba esbarrando em uma procura de conceitos que vão muito além do suporte utilizado e das teorias intrínsecas a este meio.
Além de possuir fortes bases em outros meios já existentes - especialmente na pintura - a Web Arte estabelece uma verdadeira troca com sua versão de arte aplicada: o webdesign.
Arte on line é bem mais do que arte criada para a internet. É arte que depende da internet para se realizar, seja ela poesia, cinema interativo, hiperdrama, web arte e/ou a categoria que se invente.”
“É um tipo de criação que lida com diferentes tipos de conexão, de navegadores, de velocidade de tráfego, de qualidade de monitor, resolução de tela e outras tantas variáveis que alteram as formas de recepção.”
A Web Arte apresenta-se como uma expressão com linguagem ainda em definição. Muito do que é produzido para a Internet, ainda parte de conceitos oriundos de outros meios já existentes, como a pintura, a fotografia, o cinema e o vídeo.