sexta-feira, 2 de outubro de 2009

VÍDEO TAMBÉM É ARTE




Eu particularmente nunca tinha ouvido falar em vídeo arte, então, para entender melhor o que eu estava estudando, resolvi fazer algumas pesquisas antes na internet, e descobrí que a vídeoarte é uma forma de expressão de arte onde a tecnologia do vídeo é o principla elemento. Ela surgiu nos anos 60, através dos trabalhos de integrantes do grupo Fluxus, tendo como pioneiros o coreano Naum June Paik e o alemão Wolf Vostell. A vídeo arte surgiu como um meio artístico, onde os artistas estavam à procura de uma arte que fosse contrária à arte comercial.

Nos anos oitenta, as imagens utilizadas por esta arte procuraram provocar o lado psicológico na audiência e produzir sensações até então desconhecidas. E com as novas tecnologias, a vídeo arte conseguir projetar essas imagens muito além do simples monitor de televisão.
Nossa exposição de vídeo arte foi realizada no dia 01/10/2009, no pátio do pólo de Barretos, para uma turma de professores que estavam realizando um curso de inclusão social.
Durante a nossa exposição de vídeo pude observar como esse tipo de arte provoca os mais variados tipos de sentimento nas pessoas, e até mesmo em nós, alunos dessa universidade e futuros professores.
Muitas pessoas acharam estranho o que estavam assistindo, diziam não ter nenhum nexo, não entendiam nada. Aí expliquei o porquê de cada vídeo, mostrei o material educativo, e só depois que leram sobre a história de cada vídeo, é que assistiram novamente com outro olhar, e aí sim passaram a entender o verdadeiro significado do vídeo arte em questão.
Só depois da nossa exposição, é que realmente entendi porque a vídeo arte mexe com o lado psicológico das pessoas, pois ela nos desperta os mais variados tipos de sentimentos, e totalmente diferente de pessoa para pessoa.