terça-feira, 20 de maio de 2008

PLANO DE AULA - UM PASSEIO PELA ARTE CONTEMPORÂNEA

Universidade Aberta do Brasil
Universidade de Brasília - UAB/Unb
Curso: Artes / Artes Visuais Turma: ARV 2
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na Escola 1
Professora: Professor Christus Nóbrega
Tutores: Vinicius Pinto Correa
/ Ana Cláudia Neif Sanches
Aluno (a): Valéria Sandra Tomé Silva

GRUPO ARV2 : EDILÉA MEDEIROS ULHOA SILVA, ELIANA AKEMI MASUDA e VALÉRIA SANDRA TOMÉ SILVA

PLANO DE AULA
UM PASSEIO PELA ARTE CONTEMPORÂNEA


Apresentação
Na atividade Um passeio pelas artes plásticas, vamos levar os alunos a um mundo mágico, onde eles poderão vivenciar e trabalhar com formas e cores.
A idéia é que eles visitem via Internet o MAC Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e conheçam os diferentes tipos de artes: pintura, escultura, por exemplo, depois estudarão mais a fundo uma das obras visitada e também o Movimento Antropofágico, a genuína arte brasileira que revolucionou os anos 30.
Como proposta final da atividade, eles criarão suas próprias obras no Paint, vão imprimi-las e expor nos corredores da escola.
Linhas Gerais
Público alvo: A partir do 5º ano do ensino fundamental
Disciplina: Educação artística
Tema transversal: Cultura e arte
Softwares necessários: Internet Explorer e Paint
Objetivos
1) Dividir o total de números de alunos da sala de aula de acordo com a quantidade de computadores disponíveis..
2) Realizar um estudo de meio que vá além de um simples passeio ou de um questionário a ser respondido pelos alunos após a visita;
3) Explorar o potencial educativo de museus e exposições para a disciplina de artes.
4) Tornar os estudantes capazes de reconhecer e valorizar eventos, obras, movimentos e grupos que marcaram a história da arte brasileira.
Roteiro da atividade
Na atividade Um passeio pelas artes plásticas, os alunos vão visitar virtualmente o MAC Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e lá fazer um desenho de observação da obra escolhida pela classe.
Ao voltarem para sala de aula, serão introduzidos à Arte Contemporânea. Em seguida vão analisar a obra que desenharam no museu.
No laboratório de informática, a proposta é que eles criem suas próprias obras no Paint, a atividade termina com a exposição das obras nos corredores da escola.
AULA 1 – VISITA VIRTUAL AO MUSEU
Leve os alunos para o tour virtual no museu. Mostre cada detalhe e destaque principalmente os diferentes tipos de arte como: pintura, escultura, fotografia e arquitetura.
Diante do quadro escolhido, diga quem é o autor, onde viveu e em que época pintou o quadro.
Distribua folhas de A4 brancas e então peça para que tentem fazer uma reprodução idêntica ao quadro que está diante deles.
AULA 2 - NA SALA DE AULA
INTRODUÇÃO AO TEMA
Inicie a aula comentando sobre a visita ao museu. Pergunte aos alunos o que eles mais gostaram.
Então explique como é o processo para fazer um quadro e quais os principais pontos que devem ser observados.
AULA 3 - NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
CRIAÇÃO DAS OBRAS
O próximo passo é os alunos criarem suas próprias obras. Com base na visita no Museu e no que aprenderam sobre a Arte Contemporânea, a proposta é fazer no Paint uma releitura de alguma obra, ou criarem as suas próprias.
Ajude seus alunos a conhecerem as ferramentas do programa. Veja o arquivo passo-a-passo Paint.
CONCLUSÃO DA ATIVIDADE
Para concluir a atividade, imprima todas as obras dos alunos e exponha no mural ou espalhem pelos corredores da escola.
Peça para que os alunos de outras salas comentem as obras.

Nenhum comentário: