terça-feira, 18 de agosto de 2009

“Culturas diferentes, preconceitos iguais”



Na novela Caminho das Índias, temos histórias de preconceitos tanto no ocidente como no oriente.
Na Índia, o preconceito é contra os Dalitis, uma casta inferior, considerada como Poeira. Nela personagens como Hari (Cadu Paschoal), Puja (Jandira Martini) e seu filho Ramu (Marcio Vito) sofrem por não poderem frequentarem o templo e nem lugares onde a casta dos comerciantes podem ir. Nem mesmo andar na mesma calçada eles podem.
Os dalit, no sistema de castas do hinduísmo, são os intocáveis ou impuros. Estão abaixo da última das quatro castas. São aqueles que trabalham com trabalhos considerados indignos, sujos, lidando com os mortos, sendo considerados imundos, impuros, e não podem ter contato físico com os não impuros, vivendo separados do resto das pessoas.
Os textos sagrados hindus os definem como a poeira aos pés do deus Brahma. Os dalit não podem sequer tocar com sua sombra um integrante das castas superiores.
No Brasil, o grande preconceito que existe na novela é com o personagem de Bruno Gagliasso, o Tarso. Um menino de família rica, que sempre teve tudo o que sempre sonhou e que desenvolve uma doença considerada por muitos como loucura, a esquisofrenia.
A esquizofrenia é uma doença mental grave que se carateriza por uma coleção de sintomas, entre elas alterações do pensamento e alucinações, sobretudo auditivas.
É hoje encarada não como uma doença única mas sim como um grupo de patologias, atingindo todas as classes sociais e grupos humanos.
Os sintomas da esquizofrenia não são os mesmos de indivíduo para indivíduo, podendo aparecer de forma insidiosa e gradual ou, pelo contrário, manifestar-se de forma explosiva e instantânea.
Estes sintomas podem ser divididos em duas grandes categorias: sintomas positivos e negativos.
Os sintomas positivos estão presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença, como os delírios, sendo mais frequente as alucinações auditivo-visuais.
Os sintomas negativos são o resultado da perda ou diminuição das capacidades mentais, como a falta de iniciativa, isolamento social e indiferença emocional.
O reconhecimento precoce da esquizofrenia é uma tarefa difícil porque nenhuma das alterações é exclusiva da doença, essas alterações são comuns também a outras enfermidades. Qualquer pessoa está sujeita a vir a ter esquizofrenia, e a maioria dos casos não apresentam nenhuma história de parentes com a doença na família.
O Tarso é a casta do Dalits no Brasil, pois com a sua doença, as pessoas o tratam do mesmo modo que Puja e Hari são tratados na Índia. O Tarso é visto como incapaz, é como se ele estivesse sendo varrido para debaixo do tapete.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquizofrenia, acessada em 18/08/2009.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dalit, acessada em 18/08/2009.
http://gastronomiaenegocios.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/07/zzz-cdi.jpg, acessada em 18/08/2009.
http://beijonaboca.net/wp-content/uploads/2008/12/bahuan-marciogarcia.jpg, acessada em 18/08/2009.
http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/77/7376poeira.jpg, acessada em 18/08/2009.
http://natelinha.uol.com.br/galerias/fotos/grd/230/1698.jpg, acessada em 18/08/2009.
http://caminhodasindias.globo.com/Novela/Caminhodasindias/Home/foto/0,,18187534,00.jpg, acessada em 18/08/2009.

Nenhum comentário: