terça-feira, 6 de maio de 2008

A CRESCENTE INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

A informática é uma ferramenta importante na educação. Todos sabemos e presenciamos a evolução da informática nos últimos anos.
A crescente inserção das novas tecnologias estão alterando radicalmente nossa concepção de mundo, causando a necessidade de uma nova adaptação da sociedade.
Podemos perceber que uma nova civilização está emergindo devido às novas tecnologias. Isso acarreta novos estilos de vida: no trabalho, na família, na economia, na política, na escola, na cultura e no meio ambiente.
Na educação será preciso entender essas novas características, procurando buscar uma maior estabilidade na sociedade.
Hoje verificamos que a educação sofre os efeitos da cibercultura, pois na década de 1990 surgiu a rede mundial de computadores, mais conhecida como internet, causando uma verdadeira revolução social no mundo. Seu significado interfere diretamente na educação, por ser uma nova tecnologia que transmite informações variadas para as pessoas.
Isso significa que as novas tecnologias repercutem no modelo pedagógico utilizado ontem, hoje e amanhã.
No nosso país, falar em informática aplicada à educação, pode parecer uma utopia para maioria da população, que sobrevive com dificuldades, tornando o computador um "objeto distante", fora da realidade, quase místico.
Esta é também a situação das escolas públicas, que não recebem investimentos do governo para modernização e melhoria da qualidade de ensino. Porém, as novas tecnologias já fazem parte da vida cotidiana dos alunos e devem fazer parte da formação do professor, para que possa haver maior integração aluno/professor no processo de ensino/aprendizagem.
Porém, é necessário uma mentalidade totalmente aberta às novidades, um sentido de curiosidade perene, devido as novidades serem uma constante nesse campo.

2 comentários:

Vinicius Corrêa disse...

Oi Valéria,

O tema Educação-Tecnologia vem ganhando "espaço" no Brasil. Mas, ainda precisamos avançar muito.

Segundo Moraes (2002), uma das primeiras ações relacionadas com a Informática em Educação no Brasil foi o projeto Brasil Grande Potência, após o período do regime militar de 1964.

Posteriormente, a autora sugere que outras iniciativas marcaram o uso dos computadores na educação, como o projeto Educom (1984), desenvolvido por um grupo de Universidades com apoio e estímulo do Ministério da Educação e Cultura - MEC e o Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo (1997), cuja iniciativa também é do MEC.

Entretanto, embora se tenha o uso de computadores na escola, há mais de vinte anos, somente com a popularização da internet comercial é que foi acelerado o uso de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – NTIC - na Educação.

Agora, com o crescimento da EaD, acho que passaremos para uma nova fase no uso das NTICs, não é verdade?

Abraços
Vinicius Corrêa

Fabiana Vigo disse...

Olá Valéria.
Realmente as novas tecnologias vem ganhando espaço e para ser um bom profissional devemos procurar estar em sintonia coma era virtual. Seu Blog está muito legal.
Valeu Fabiana Vigo